Voltar   Descobre > Geral > Pensamentos e Ideias Soltas
Procurar Novas Mensagens Marcar Fóruns como Lidos

Opções Procurar Display
Antigo 02-2005, 16:04
ju ju está offline
Membro

Registo: Oct 2004
Default Antena para TV

Boas, eu arranjei um quarto alugado (como qq estudante) we keria meter 1 televisão, mas o qto n tem tomada de antena, por isso procuro uma antena interior k dê para se ver bem a tv. O q dizem sobre isso? Obrg
Responder com Quote
Publicidade
publicidade
Antigo 02-2005, 16:11
l20109 l20109 está offline
Moderador

Registo: Feb 2004
Local: Portugal
Default Re: Antena para TV

Quote:
Mensagem Original de ju
Boas, eu arranjei um quarto alugado (como qq estudante) we keria meter 1 televisão, mas o qto n tem tomada de antena, por isso procuro uma antena interior k dê para se ver bem a tv. O q dizem sobre isso? Obrg
Não esperes que uma antena interior faça milagres. Já estive na mesma situação e podes ter a certeza que isso de antenas depende muito do sítio. Se for uma casa alta, apanhas razoavelmente a tv; se for baixa, é melhor experimentares se dá alguma coisa. Se comprares uma antena interior, escolhe uma amplificada, pois apanha melhor os canais.
Nunca compares a qualidade da antena interior com a tv ligada à tomada de antena exterior, ou podes ter uma desilusão.
Responder com Quote
Antigo 02-2005, 10:35
Nuno Oliveira Nuno Oliveira está offline
Super Moderador

Registo: Jan 2004
Local: Abrantes

Pois é, Ju, eu estou prestes a fazer a mesma experiência. Para a semana vou ligar uma antena interior a uma placa de TV externa, que por sua vez ligo ao portátil.
A própria antena interior já tem uns 10 anos, por isso não sei se estas mais actuais terão melhor captação.
Bem sei que a qualidade não deverá ser grande coisa, mas como a própria placa de TV está com problemas (só funciona em USB 1, e não em USB 2), e a qualidade de imagem não é muito boa, acho que vai servir mais para "ouvir" e não para "ver".
Estou cansado das notícias na rádio que duram 5 ou 10 minutos...
Responder com Quote
Antigo 02-2005, 19:06
Manuel Silva Manuel Silva está offline
Membro

Registo: Sep 2004
Default Antena interior para TV

Quote:
Mensagem Original de l20109
Não esperes que uma antena interior faça milagres. Já estive na mesma situação e podes ter a certeza que isso de antenas depende muito do sítio.
Exacto, depende muito da localização da casa, quanto mais perto do emissor, melhor. Mas isso depende muito da posição da antena, de interferências causadas por amplificadores de televisão que possam estar perto da tua antena, etc. Tenta colocar a antena num sítio alto se não conseguires sintonizar nenhum canal. E te esqueças de afastar telemóveis, computadores, e outros aparelhos electrónicos da antena. Por último, afasta a antena do televisor de modo a evitar eventuais interferências entre os dois aparelhos.
Quote:
Mensagem Original de l20109
Nunca compares a qualidade da antena interior com a tv ligada à tomada de antena exterior, ou podes ter uma desilusão.
Por alguma razão, as casas tem antenas de televisão nos telhados. A recepção de televisão depende de muitos factores e as antenas interiores só funcionam bem em locais muito próximos do emissor, ou talvez num 10º andar de um prédio (quanto mais alto estiver a antena, mais fácil será para ela captar o sinal do emissor). Já agora, neste contexto emissor significa a antena que irradia as ondas de rádio captáveis numa antena receptora ( a tua antena interior ou a que tens no teu telhado).

Provavelmente, conseguirás captar bem a RTP 1, pois a maioria dos emissores da televisão pública operam em VHF 3, uma gama de frequências que é mais fácil de captar com as antenas telescópicas (aqueles tubos que se puxam) da antena. Se na tua região não há um emissor da RTP em VHF, vais ter de a tentar sintonizar em UHF (onde também poderás procurar os outros canais (dois, SIC e TVI)). A UHF é mais difícil de captar, podes experimentar sintonizar os outros canaid, se bem que a qualidade de recepção não será a melhor.

PS- Espero que esta explicação não tenha sido muito "engenheiral", depois de eu ter trabalhado durante uns meses, há uns 9/10 anos numa casa de reparações de tv, onde ajudava a montar antenas nas casas das pessoas (e onde aprendi muita coisa sobre rádio e televisão :P ).
Responder com Quote
Antigo 02-2005, 19:33
Nelson Faria Nelson Faria está offline
Membro

Registo: Feb 2005

Estes links podem ser úteis para quando sintonizares o televisor:

Emissores e Retransmissores da RTP1 para o Continente
Emissores e Retransmissores da RTP2 para o Continente
Emissores e Retransmissores da SIC para o Continente
Emissores e Retransmissores da TVI para o Continente
Mapa dos Emissores e Retransmissores em Portugal Continental
Responder com Quote